Skip to content
Tópicos

Banco de dados tempotal com InfluxBD e visualização com Grafana

Dependências

Python 3.10

Python é uma linguagem de programação de alto nível e de propósito geral. Ele foi desenvolvido com a filosofia de deixar o código legível e enfatizar a importância da indentação. Isso torna o Python fácil de aprender e ler, tornando-o uma escolha popular para iniciantes e desenvolvedores experientes. Python é utilizado em uma variedade de aplicações, incluindo desenvolvimento de aplicativos web, análise de dados, inteligência artificial, automação de tarefas e muito mais. Ele tem uma ampla variedade de bibliotecas e frameworks, permitindo que os desenvolvedores possam facilmente realizar tarefas específicas e acelerar o processo de desenvolvimento.

Instalação

Baixe a última versão do Python para seu sistema operacional a partir do site oficial do Python. Certifique-se de baixar a versão mais recente e compatível com o seu sistema operacional. Recomendamos a versão 3.10 pois funciona muito bem, a última versão 3.11 trouxe muitas mudanças e algumas bibliotecas ainda não se atualizaram. Por isso baixe alguma versão que começe com 3.10 (por exemplo 3.10.9).

Execute o instalador baixado. Siga as instruções na tela para instalar o Python em seu sistema. Certifique-se de selecionar a opção para adicionar o Python às suas variáveis de ambiente, caso contrário, você terá que configurar isso manualmente.

Uma vez instalado, Verifique se a instalação foi bem-sucedida abrindo o seu prompt de comando e digitando o comando:

sh
python -V

Dica

Dependendo do seu sistema operacional, alguns passos podem variar. Alguns sistemas operacionais já vem com o python instalado.

Também será necessário de instalar algumas bibliotecas do python. Mais sobre isso nos próximos passos.

Docker

Docker é uma plataforma de código aberto que permite a criação, implantação e execução de aplicativos em contêineres. Os contêineres são como máquinas virtuais leves que permitem que os desenvolvedores embalem e distribuam facilmente seus aplicativos junto com todas as dependências necessárias. Isso garante que o aplicativo funcione de forma consistente em qualquer ambiente, independentemente de diferenças entre sistemas operacionais ou configurações. Docker permite aos desenvolvedores aumentar a eficiência do desenvolvimento, teste e implantação de aplicativos, além de facilitar a escalabilidade e gerenciamento de aplicativos. Ele também fornece um ecossistema de ferramentas para gerenciamento de contêineres e clusters, incluindo o Docker Compose e o Docker Swarm.

Instalação

Existem várias maneiras de instalar o Docker, mas aqui está uma forma geral de fazê-lo:

Windows

Caso você esteja utilizando o Windows, é preciso primeiro estar com o sistema atualizado, instalar o WSL e uma distribuição linux para ele. Recomendamos seguir o tutorial oficial e instalar o Ubuntu 22.04 LTS.

  1. Baixe o instalador do Docker para o seu sistema operacional a partir do site oficial do Docker. Certifique-se de baixar a versão mais recente e compatível com o seu sistema operacional.
  2. Execute o instalador baixado. Siga as instruções na tela para instalar o Docker em seu sistema. Certifique-se de selecionar as opções de instalação padrão.

Verifique se a instalação foi bem-sucedida executando o seguinte comando no seu prompt de comando. Se a instalação foi bem-sucedida, você verá a versão do Docker instalada.

sh
docker -v

Dica

Dependendo do seu sistema operacional, alguns passos podem variar. Alguns sistemas operacionais precisam de configurações adicionais, como habilitar virtualização no BIOS, e alguns usuários precisam adicionar sua conta ao grupo "docker" para poder usar o docker sem precisar usar "sudo".